Aprender a transformar o mundo

Um caminho para o desenvolvimento integral e harmônico do ser humano

A primeira escola Waldorf foi criada na Alemanha, em 1919, pelo filósofo, cientista e artista austríaco, Rudolf Steiner (1861-1925), fundador da Antroposofia. Após a Primeira Guerra Mundial, surgiu na Europa a necessidade de se criar uma nova forma de educar as crianças, com base em uma compreensão ampliada do ser humano. Nesse contexto histórico, Steiner criou a primeira escola Waldorf, a pedido do diretor de uma fábrica, que desejava oferecer uma educação diferenciada aos filhos de seus operários e funcionários. Essa fábrica se chamava Waldorf-Astoria, daí o nome Pedagogia Waldorf.

A Pedagogia Waldorf, portanto, foi criada com o objetivo de propiciar às crianças e jovens o desenvolvimento da personalidade de forma harmoniosa, fazendo florescer a clareza do raciocínio, o equilíbrio das emoções e a iniciativa da ação. A educação integral, segundo Rudolf Steiner, deve contemplar o pensar, o sentir e o agir. Desse modo, a criança aprende a não dissociar seus pensamentos, sentimentos e ações, o que lhe permitirá tornar-se equilibrada e coerente na vida adulta. Assim, para a plena realização do potencial humano, é necessário educar esses três âmbitos com a mesma atenção, o que possibilita o desenvolvimento de um ser humano capaz de guiar-se conscientemente e atuar no mundo com ações criativas, conscientes, humanas e responsáveis.

Na educação infantil, através da repetição criativa de atividades próprias da primeira infância, a criança forma hábitos saudáveis, desenvolve sua consciência corporal e sua força de vontade. Ela estabelece e constrói relações e tem a oportunidade de construir de forma vivencial seu próprio aprendizado. O ritmo diário contempla atividades como o brincar livre, cantigas e brinquedos cantados, rodas com a vivência de movimentos, música, narração de histórias, pintura, desenho, modelagem, culinária e jardinagem. Essa rotina rica em experiências e descobertas gera a confiança que a criança precisa adquirir para tornar-se segura e despertar seu interesse pelo mundo.

No ensino fundamental e médio, as crianças e os jovens aprendem os conteúdos de forma prática, artística e teórica, podendo apropriar-se deles e conhecer o mundo, o outro e a si mesmos através da experiência concreta, da expressão de suas emoções e do exercício de um pensar claro. Além de matérias como português, matemática, história, biologia, física, química, geografia, educação física, línguas estrangeiras e artes, são oferecidas disciplinas como astronomia, marcenaria, modelagem, música e trabalhos manuais.

Em cada etapa do desenvolvimento, o professor oferece à criança condições saudáveis para uma boa socialização e para a expressão de seu mundo interior. Ele preserva, incentiva e respeita sua criatividade e imaginação e, ao mesmo tempo, possibilita que ela adquirira bons hábitos de vida como ritmo, disciplina, respeito a si mesma, ao outro e ao mundo. É importante lembrar que, sobretudo na primeira infância, o aprendizado se dá através do exemplo. A criança poderá aprender muito com as atividades propostas mas, principalmente, com as atitudes do educador. Cabe a ele, portanto, fazer um contínuo exercício de auto-educação, buscar um profundo conhecimento do ser humano e uma compreensão dos estágios do desenvolvimento da criança e do jovem.

Existem no mundo escolas Waldorf em todos os continentes, em mais de cinquenta países. No Brasil, a primeira escola Waldorf foi fundada em 1956, em São Paulo e, em Minas Gerais, há cerca de trinta anos. Hoje, há escolas em Belo Horizonte, Nova Lima, Três Corações, Mirantão, Camanducaia, Juiz de Fora e também em Lagoa Santa: a Escola Ipê Amarelo.

Raquel Vilela – Socióloga e professora co-fundadora da Escola Ipê Amarelo. Formação em Pedagogia Waldorf

Luciana Lages – Pedagoga e professora co-fundadora da Escola Ipê Amarelo. Formação em Pedagogia Waldorf, Pedagogia Terapêutica e Terapia Social