Escola Ipê Amarelo investe na formação de professores

Foto: Faculdade Rudolf Steiner

Os professores de classe de 1º a 5º anos e também a nova professora de trabalhos manuais estarão em formação na Faculdade Rudolf Steiner, em São Paulo, de 20 a 24 de janeiro de 2020. O curso de extensão busca, por meio do curso metodológico e didático do 1º ao 5º ano escolar, fundamentar antropologicamente o desenvolvimento da criança de forma a lastrear a proposta curricular, tanto artística, como metodológica e prática da sala de aula, da escola Waldorf.

Serão tratados assuntos pedagógicos pertinentes a cada ano escolar Waldorf, acompanhados de atividades artísticas, como música, pintura brincadeiras e arte da fala. Cada professor poderá vivenciar as especificidades do momento de formação da criança e as respostas que o currículo Waldorf apresenta. Os cursos pretendem que a arte, a criatividade, a observação e o conhecimento possam ampliar e aprimorar a prática pedagógica dos professores.

Conheça um pouco do conteúdo que o professor de cada ano vai aprofundar:

1º ano
A importância e a prática do desenho de formas, o processo de alfabetização, a introdução dos números e a vivência das quatro operações matemáticas, bem como o ambiente dos contos de fadas serão alguns dos temas abordados. A introdução ao trabalho da aquarela, o canto, as brincadeiras e a arte da fala serão práticas diárias durante a semana.

2º ano
A vivência do tema tempo através dos ciclos da natureza e a abordagem do ciclo da água são assuntos relacionados ao início do estudo das ciências. A prática das tabuadas através do ritmo e do movimento, as narrativas dos santos, as fábulas e o desenho de formas também serão abordados. Aquarela, canto, arte da fala e brincadeiras infantis pertinentes à faixa etária abordada farão parte das atividades diárias.

3º ano
O plantio e cultivo da terra, a história da criação, o estudo das profissões, a feitura do pão, a construção da casa, o início do estudo da gramática, as quatro operações armadas e os desafios da matemática serão assuntos tratados de forma vivencial. A crise da criança de nove anos será apresentada em conjunto com a proposta curricular. Aquarela, canto, arte da fala e brincadeiras infantis pertinentes à faixa etária abordada farão parte das atividades diárias.

4º ano
A Mitologia Nórdica, a Antropologia e Zoologia, a primeira época de Geografia e História, a mitologia e a cultura indígena brasileira serão temas desenvolvidos durante os dias, assim como o novo mundo das frações, a geometria a mão livre e seus desafios. A exercitação artística fará parte das atividades diárias.

5º ano
A História das antigas civilizações com ênfase na Grécia, embalam o ano letivo e serão tratados durante os dias. A ciência que surge mediante o estudo da Botânica no quinto ano, a Geografia do Brasil, além do estudo dos números decimais na Matemática serão os principais temas que conduzirão os estudos neste curso. A exercitação artística fará parte das atividades diárias.

Oficina de ponto cruz – 4º ano
Nessa oficina serão abordadas as relações entre o currículo de trabalhos manuais do 4º ano e a antropologia da criança desta faixa etária, proposta pela pedagogia Waldorf, evidenciando como as práticas de ponto cruz podem contribuir para o desenvolvimento e harmonização das crianças.

Serão discutidas e exercitadas possibilidades diversas de introdução às técnicas de ponto cruz junto às crianças, proporcionando espaço para trocas entre os participantes.

Oficina de tricô com cinco agulhas – 5º ano
Nesta oficina serão abordadas as relações entre o currículo de trabalhos manuais do 5º ano e a antropologia da criança desta faixa etária, proposta pela pedagogia Waldorf, evidenciando como a técnica do tricô circular pode enriquecer a prática pedagógica.

Serão executados pequenos trabalhos que, em seu conjunto, auxiliam na compreensão da feitura de uma meia com o uso de cinco agulhas, proporcionando espaço para trocas entre os participantes.

Para esta oficina são requeridos conhecimentos básicos de tricô. Para quem não conhece a técnica, é possível participar como observador.