Depoimentos colhidos em pesquisa feita com famílias da comunidade escolar Ipê Amarelo!

Cuidado, carinho e amor

As palavras que traduzem o sentimento em relação a Escola Ipê Amarelo são cuidado, carinho e amor em relação às crianças e uma profunda dedicação do corpo pedagógico para que o aprendizado seja tão bom quanto alegre e divertido, fazendo com que de fato as crianças aprendam e se desenvolvam conforme as suas características e potencialidades individuais.

Depoimento colhido na pesquisa “Por que sua família escolheu a Escola Ipê Amarelo?”

Uma escola onde se explora o mundo

Queríamos uma escola onde nossa filha pudesse explorar o mundo e brincar. Buscávamos um foco no lúdico e não na alfabetização. Após conhecer a professora Marcela, ela também se tornou fator determinante para nossa escolha, pois a mesma acolheu nossa filha com muito carinho e proximidade.

Depoimento colhido na pesquisa “Por que sua família escolheu a Escola Ipê Amarelo?”

Educação não é linha de produção

Insatisfeita com a educação tradicional que cada vez mais ‘formata’ nossas crianças e jovens como se fossem uma linha de produção,  procurei saber mais sobre a pedagogia, me encantei quando soube que forma indivíduos ‘completos’, com o psicológico em dia.

Depoimento colhido na pesquisa “Por que sua família escolheu a Escola Ipê Amarelo?”

Aprende com alegria porque faz sentido e tem um significado

O meu primeiro contato com a Pedagogia Waldorf foi através de famílias que os filhos já frequentavam a escola. Passei a ler, me informar através da internet e de textos enviados pela escola. Fui me encantando, mas eu achava muito diferente e fiquei receosa. Até que algumas angústias importantes, como a falta de arte e música, a falta de tempo para brincar, o excesso de tarefas extraclasse, o excesso de conteúdo na pedagogia tradicional me levaram a experimentar o diferente. E foi maravilhoso, superou todas as minhas expectativas! Minha filha agora aprende com alegria, vive o que aprende, porque faz sentido e tem um significado, é um aprendizado para o resto da vida! O que mais me chamou a atenção, foi a metodologia de ensino através de épocas! O professor trabalha, por ex.: português durante três ou quatro semanas, aprofundando o conteúdo, dando continuidade e tirando dúvidas, percebendo individualmente o aprendizado da turma. Não é somente decorar, fazer prova, aquela pressão de ter que dar conta. Outro ponto marcante na minha filha, foi a percepção de como ela absorveu tão bem toda atividade artística da escola: violino, flauta, coral, orquestra, aquarela, desenho, trabalhos manuais, modelagem, pintura, marcenaria, etc… Hoje entendo como essas atividades se encaixam perfeitamente na atividade intelectual. Como é terapêutico e “curativo” a presença no currículo! Passei a estudar mais sobre pedagogia Waldorf e Antroposofia e participar intensamente da vida escolar da minha filha. Vi o quanto é importante a participação dos pais e da comunidade junto ao corpo pedagógico de uma escola. Me sinto contribuindo na construção de um mundo melhor para todos. Eu vivencio e pratico a fraternidade econômica e social através da educação e da autoeducação. Essa mudança de escola me trouxe esperança, uma visão menos materialista de mundo!

Depoimento colhido na pesquisa “Por que sua família escolheu a Escola Ipê Amarelo?”

Formação da criança e do adolescente enquanto cidadão pleno

Na escola Ipê Amarelo a criança pode ser criança em toda sua integralidade, sem cobranças ou preocupações que não são condizentes com o período de vida em que se encontram. Há uma grande preocupação na formação da criança /adolescente enquanto cidadão pleno, sendo uma pessoa melhor para ele mesmo e para o mundo. Sinto e vivencio diariamente que todos os alunos da escola são bem cuidados com um carinho e olhar quase familiar. A escola se torna efetivamente uma extensão do lar.

Depoimento colhido na pesquisa “Por que sua família escolheu a Escola Ipê Amarelo?”

Amor na forma de ensinar

Eu conheci a Pedagogia Waldorf e me apaixonei pelo método. Percebi que havia amor na forma de ensinar. “O que se aprende com amor, não se esquecer mais”! Então fiquei sabendo que tinha uma em Lagoa Santa. Moramos em Pedro Leopoldo/MG e o acesso é rápido, sem tráfego e sem estresses de idas e vindas. Procurei e achei um ninho perfeito, aconchegante, com profissionais especializados que tinham o objetivo de ver em meus filhos (2) quem eles são. Olhar que quer saber o que eles me pedem e qual a necessidade deles! Pronto, tudo diferente. Estamos aqui pelo 2° ano, ou seja, entraram no 5° ano, e estão cursando o 6° ano indo para o 7° ano. Meus filhos estão cada dia se desenvolvendo mais e mais.

Depoimento colhido na pesquisa “Por que sua família escolheu a Escola Ipê Amarelo?”

Acolhimento com amor e verdade

A primeira vez que entrei na escola foi para uma entrevista de emprego, em que não só procurava uma escola para trabalhar, mas também uma escola que acolhesse com amor e verdade o meu filho. Senti muito tudo isso quando conheci a Ipê Amarelo. Sou muito grata por poder atuar com as crianças e proporcionar uma educação respeitosa e sincera para meu filho. Os nossos filhos…

Depoimento colhido na pesquisa “Por que sua família escolheu a Escola Ipê Amarelo?”

Excesso de tarefas da escola tradicional oprime a infância

Sempre achei que a quantidade de tarefas excessivas da escola tradicional oprimia muito a infância e que a alfabetização precoce não traria benefícios algum para a vida da pessoa. Busquei ler sobre a pedagogia por indicação de uma conhecida e me identifiquei muito com os princípios.

Depoimento colhido na pesquisa “Por que sua família escolheu a Escola Ipê Amarelo?”

Foco na necessidade da criança

Gostamos da atenção especial a cada criança e também do foco da criança em ser criança e vivenciar isso na escola.

Depoimento colhido na pesquisa “Por que sua família escolheu a Escola Ipê Amarelo?”

Ipê Amarelo melhor a cada ano

A pedagogia tradicional não suporta mais as crianças e suas necessidades atuais. É extremamente exigente e não vê a criança por trás do aluno. A pedagogia Waldorf alcança resultados mais satisfatórios para uma educação íntegra e humana. A escola Ipê Amarelo está crescendo com esse propósito e melhora a cada ano.

Depoimento colhido na pesquisa “Por que sua família escolheu a Escola Ipê Amarelo?”

Meu filho aos 4 anos já sabia ler e escrever, mas sua necessidade era brincar

Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma das mais lindas experiências que estamos vivendo.

Meu filho Francisco sempre estudou em escolas de educação infantil tradicionais, dentre elas uma Emei em BH que, de todas elas, seguramente, foi a melhor. Contudo, no decorrer dos anos, fui percebendo como não estava sendo benéfico para Francisco um modelo tão rígido, centrado no desenvolvimento de habilidades cognitivas e intelectuais. Por mais que a BNCC amplie as ações da educação infantil, o que vemos na realidade é muito distante: crianças sendo alfabetizadas a partir dos 4 anos, com pouquíssimo tempo para brincadeiras, para movimentação do corpo, sendo exigido delas que fiquem tempos longos sentadas em uma carteira, fazendo atividades pouco criativas e abertas. Fora os modos de comunicação com as crianças, permeados de uma violência nos discursos, com ameaças de bilhetes, suspensão do recreio e do horário (tão escasso) de brincar no pátio; carinhas tristes, bilhetes azuis e mais uma série de recursos utilizados em muitas escolas para o controle das crianças. (…)

A verdade é que, no meio do ano, Francisco estava tão rígido, tão pouco espontâneo e livre, tão desconectado de sua essência, tão inseguro para usar o corpo no espaço, que decidimos que não seria mais possível adiar a mudança de escola e da proposta pedagógica. Já tínhamos planos de colocá-lo em uma escola de Pedagogia Waldorf, dada a nossa afinidade com muitos princípios, especialmente com a compreensão e o respeito diferenciado pelo desenvolvimento infantil; pela honra que sem tem pelas crianças e pelos seus processos de construção ativa e criativa de conhecimentos e habilidades; pelo espírito de coletividade, que anda na contramão de uma cultura individualista e competitiva.

Meu filho aos 4 anos já sabia ler e escrever, mas sua necessidade real era brincar, criar, experimentar, com liberdade e presença afetiva. Definimos a escola e passamos a integrar a comunidade escolar, nos associamos e temos encontrado novos pares, o que nos traz um certo alívio, em tempos tão sombrios como os que vivemos. Em um mês, percebi que meu filho era como um passarinho em uma gaiola com a portinha aberta. Hoje ele voa livre, balança, corre, trepa em árvore e vai para a escola para brincar, para atender suas reais necessidades. Eu, por minha vez, continuarei falando aos quatro ventos, em cada escola que eu visitar para dar formação, em cada apresentação que fizer, em cada atendimento de terapia ocupacional que eu realizar: respeitemos os sagrados tempos das infâncias. Só assim, teremos alguma chance de sobreviver enquanto humanidade e transformar nossos contextos, nossos espaços e realidades. Porque serão essas crianças que estarão nos lugares de decisão, de poder, de construção do conhecimento e, então, estarão imbuídas de um senso de coletividade, de empatia, com o olhar mais sensível.

Juliana, mãe de aluno da Escola Ipê Amarelo
(depoimento publicado no Instagram)