A arte de aprender com alegria

O que a criança precisa para crescer de forma plena e integral?

A Pedagogia Waldorf, que orienta a educação na Escola Ipê Amarelo, foi criada com o objetivo de propiciar a crianças e jovens um desenvolvimento harmonioso, fazendo florescer a clareza do raciocínio, o equilíbrio das emoções e a iniciativa da ação. A educação integral, segundo Rudolf Steiner, criador da pedagogia Waldorf, deve contemplar o pensar, o sentir e o agir. “A criança aprende a não dissociar seus pensamentos, sentimentos e ações, o que lhe permitirá tornar-se equilibrada e coerente na vida adulta. É necessário educar esses três âmbitos com a mesma atenção, o que possibilita o desenvolvimento de um ser humano capaz de guiar-se conscientemente e atuar no mundo com ações criativas, conscientes, humanas e responsáveis”, explicam Raquel Vilela e Luciana Lages, professoras com formação em pedagogia Waldorf e cofundadoras da Escola Ipê Amarelo.


Um jardim para brincar

As professoras Luciana e Raquel relatam que na Educação Infantil, através de atividades próprias da primeira infância, a criança forma hábitos saudáveis, desenvolve sua consciência corporal e sua força de vontade. O ritmo diário da Ipê Amarelo contempla atividades como o brincar livre, cantigas e brinquedos cantados, rodas com a vivência de movimentos, música, narração de histórias, pintura, desenho, modelagem, culinária e jardinagem. “Essa rotina rica em experiências e descobertas gera a confiança que a criança precisa adquirir para tornar se segura e despertar seu interesse pelo mundo”, afirmam as educadoras, que também são mães de alunos da escola.

A estilista Virgínia Barros acredita que na infância é muito importante que a pessoa se sinta amada, segura e tenha na escola um ambiente de afeto, de respeito pelas diferenças, onde se fortaleça as relações e o que se aprende em casa. Por isso, ela escolheu a Ipê Amarelo e a pedagogia Waldorf. “Fiquei encantada com a ideia de ter um ensino diferenciado, humanizado para minha filha. Quando me mudei para Lagoa Santa, uma amiga indicou a Ipê Amarelo, pois o filho estudava aqui. Desde então, a minha filha está aqui e estamos muito felizes com nossa vivência. No próximo ano, será a vez da minha filha caçula, que está muito ansiosa para começar a frequentar a escola”, conta Virgínia.


Lidando com o conteúdo

Cássia Murta é mãe de aluna do 5º ano do Fundamental e conta que foi professora por quase 30 anos em escolas que não seguem a pedagogia Waldorf. “Vejo que os conteúdos desenvolvidos na Ipê Amarelo estão além do que eu trabalhava com meus alunos no 5º ano. A percepção da minha filha do conteúdo é muito serena, não tem aquela ansiedade ou preocupação do aprender ou não. Ela aprende com tanta tranquilidade
que vai em frente”, comenta Cássia e completa: “já me perguntaram muito: e o vestibular? E o futuro dela? Eu estou tranquila com relação a isso porque confio na formação que ela recebe e eu sei que ela vai se sair bem”.

As professoras da Ipê Amarelo Luciana e Raquel explicam que no Ensino Fundamental e Médio da pedagogia Waldorf, as crianças e os adolescentes aprendem os conteúdos de forma prática, artística e teórica, podendo apropriar-se deles e conhecer o mundo, o outro e a si mesmos por meio da experiência concreta, da expressão de suas emoções e do exercício de um pensar claro. Além de matérias como português, matemática, história, biologia, física, química, geografia, educação física, línguas estrangeiras e artes, são oferecidas disciplinas como astronomia, marcenaria, modelagem, música e trabalhos manuais.

A educadora e diretora de projetos sociais do Instituto Movimento pela Felicidade, Janice Salomão, garante que é preciso interação emocional positiva para que a aprendizagem seja significativa. “Se a criança se sentir ameaçada ou não se sentir amada no ambiente de aprendizagem, se não estiver feliz, segura e bem, ela não vai aprender”, ensina Janice, que leciona desde os seus 17 anos. Natália Gomes, terapeuta e educadora quântica e emocional, sustenta que a escola, para ser um espaço de alegria, precisa respeitar as competências de cada aluno. “É preciso entender o potencial de cada um e o trabalho deve ser leve, responsável e divertido”, afirma Natália.

Na Escola Ipê Amarelo, em cada etapa do desenvolvimento, o professor oferece à criança condições saudáveis para uma boa socialização e para a expressão de seu mundo interior. O mestre preserva, incentiva e respeita a criatividade e a imaginação do aluno e, ao mesmo tempo, possibilita que ele adquira bons hábitos de vida como ritmo, disciplina, respeito a si mesmo, ao outro e ao mundo.