O balão azul

(para crianças do Jardim de Infância)

Era uma vez um menino que gostava muito da Festa de São João. Quando vinha chegando o inverno, os dias ficavam mais frios e as noites tornavam-se mais longas e estreladas. Ele então sabia que estava se aproximando o momento de celebrar essa festa tão bonita e alegre.

Em uma manhã de inverno, o menino pediu ao seu pai que fizesse para ele um balão de São João. Sua mãe trouxe papel de seda azul, cola, linha branca e papeis de seda coloridos. O pai dele começou a preparar, cuidadosamente, o balão azule, no dia da festa, o balão azul estava pronto!

O menino então preparou-se para o festejo. Vestiu uma camisa bem bonita de pano xadrez, uma calça quentinha, calçou suas botas, colocou seu chapéu de palha e desenhou no rosto barba, bigode e costeletas. Seu pai também se preparou, vestido uma camisa de pano xadrez, calça comprida, botas e um chapéu de palha. Sua mãe também se fez bonita, com um vestido rodado e florido, botas, trancinhas e pintinhas no rosto.

Após se prepararem, os três foram juntos para a festa! Lá chegando, avistaram uma linda fogueira, muitos balões e bandeirinhas enfeitando o arraial. Comeram canjica, pipoca, cocada e pé de moleque. O menino brincou muito junto aos seus amigos! Brincou de pescaria, boca do palhaço, derruba latinhas, corrida de saco, bate panela e argola! Ele subiu no pau de sebo e, de lá do alto, avistou a fogueira iluminando aquela noite alegre e festiva! Ele também brincou com seu balão azul, correndo com ele de um lado para o outro. Mas, em certo momento, a linha do balão soltou-se de sua mão e o balão começou a subir, subir, até desaparecer na imensidão azul do céu. O menino ficou ali olhando para o alto, procurando seu balão. De repente, entre as estrelas que brilhavam na noite, ele avistou um pontinho branco, que vinha, aos poucos, aproximando-se da Terra. Ele foi seguindo o pontinho branco com os olhos até que, quando chegou mais perto, ele percebeu que o pontinho era uma pombinha branca, que vinha trazendo pelo bico seu lindo balão azul. A pombinha então aproximou-se do menino e, quando chegou bem perto, soltou o balão. O menino então segurou-o pela linha, correu de um lado para o outro e brincou com seu lindo balão a noite inteira! Depois de muito brincar, ele voltou para casa com seus pais, preparou-se para ir dormir e, durante a noite, teve lindos e bons sonhos com a noite estrelada de São João.